
Trânsito intestinal
A missão do blog é compartilhar casos clínicos sobre radiologia e diagnóstico por imagem, e criar um ambiente de discussão e estudo continuado. Através da internet, pretendemos encurtar as distâncias. Residentes e radiologistas poderão compartilhar casos clínicos, conhecimentos, experiências, artigos e livros... Enfim, com a participação de todos, poderemos juntos, expandir nossos conhecimentos, e em seguida utilizá-lo com sabedoria, no complexo processo da investigação diagnóstica.
Rx contrastado de intestino delgado E vias biliares.
ResponderExcluirBonito caso!!!
Vias biliares: Coledoco com possiveis falhas de enchimento, mas aparentemente normal e pérvio. Se identifica as vias biliares intra hepáticas principais. Identifica-se o cisitco. Vesicula biliar mal visualizada.
Intest. delgado: Falha de enchimento pelo meio de contraste em alça jejunal, com forma arredondada, em linha média.
Para parar de escrever... associado a história apresentada e as imagens que se seguem...
1º Ilio Biliar
2º Colelitíase + GILT/GIST no delgado
To com Daniel na hipótese de íleo biliar...
ResponderExcluirMe parece que existe um trajeto fistuloso entre a vesicula e a alça intestinal.. Fico com Íleo biliar!
Correto! Em um estudo de trânsito não ocorre passagem do meio de contraste para as vias biliares. Neste caso há uma comunicação da vesícula inflamada por cálculos com o duodeno, ocorrendo migração dos cálculos para as alças intestinais. Existem prováveis 2 cálculos(radiotransparentes) na imagem, um em íleo, promovendo dilatação à montante das alças e outro em jejuno proximal.
ResponderExcluirLembrar que a região mais comum de obstrução nesta entidade é no íleo distal, pela válvula íleocecal. Não esquecer também da síndrome de Bouveret, em que a obstrução pelo cálculo ocorre ao nível do duodeno.